Não compensa ser vereador em Águas de São Pedro

0

O título é apelativo. Eu sei. Você sabe. Mas o que vale aqui é a reflexão (e a afirmação, talvez) de que não vale a pena ser vereador em Águas de São Pedro.

Diferente do que muita gente pensa, as atribuições de um representante do Legislativo vão muito além de fiscalizar o Executivo. Em uma cidade com pouco mais de 3 mil habitantes, a cobrança (e os pedidos!) acontecem no mercado, no barbeiro, atravessando a rua, no whatsapp… como tem que ser!

Mas quem está disposto a isso? Que preço se paga por exercer a vereança 24 horas por dia ou, para os mais leigos que acreditam que o cargo se resume a “ir numa sessão camarária duas vezes no mês”?

A questão é que depois que os vencimentos dos vereadores passaram a ser de R$ 1.000,00 por mês desde o início do ano, não só o trabalho como também o interesse em legislar arrefeceu. E eu explico o motivo.

Todo e qualquer ser humano é movido por sonhos. Queremos, sempre, crescer e garantir melhores condições sociais e econômicas. Atuar como vereador, nas atuais circunstâncias, limita estes objetivos. Não que sejamos incapazes de diferenciar um posto do outro, mas a mente tende a somar e dar um veredicto daquilo que mais compensa.

Esta semana tivemos o emblemático caso do vereador Renan Stoco. Visto por muitos como a cara da renovação (não só pela juventude, mas também pelo notório saber jurídico e a contribuição que se esperava dele a longo prazo), o parlamentar renunciou ao mandato alegando que não sobrava tempo para desempenhar o papel com afinco, dizendo ainda que precisava dar atenção especial à profissão e também à saúde.

Avesso à ideia de que políticos façam verdadeiras carreiras no sistema público, vejo uma crescente incompatibilidade entre o “novo” e “a política que se deseja” nos moldes atuais. A tendência, assim como aconteceu com Stoco, é que as pessoas se afastem cada vez mais dos cargos eletivos diante das responsabilidades – que não se limitam a comparecer em sessões, repito – com o passar dos anos.

Por outro lado, é necessário enxugar a máquina pública e dar espaço para aqueles que realmente querem fazer algo pelo município. Mas paira a questão: é possível conciliar a vereança com uma atividade primária que lhe garanta o sustento desejado? É possível não viver sobrecarregado entre estar vereador e ser um empresário, comerciante, empreendedor, funcionário? Quando o provento é justo, a gente até se desdobra. Mas se tratando de menos de um salário mínimo, é evidente que muitos irão escolher o lado da corda que é mais robusto.

Mais uma vez: não defendo supersalários para políticos. Mas reduzir de forma drástica o que é pago a eles pode não ser uma boa ideia. Ainda que haja discordância neste ponto, eleger um político é nossa prerrogativa e cabe a nós, sim, cobrar que faça um bom mandato. Uma pena que, da forma como está, os bons também possam se afastar da empreitada.

As próximas eleições municipais nos darão muitas respostas, mas a reflexão final que faço é: nunca foi tão necessário amar uma cidade como agora para querer fazer parte da Câmara de Vereadores.

Por Renan Bortoletto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.