Helinho Zanatta, uma reconhecida liderança

0
Helinho Zanatta cita planejamento depois de tirar o hospital das dívidas; (Foto: Diego Soares)
Helinho Zanatta, que já administrou São Pedro e Charqueada, mira voos mais altos na política;

Por Pedro Aguiar

Em dezembro de 2020, no limiar do seu segundo mandato à frente da Prefeitura de São Pedro, Helinho Zanatta inaugurava diversas obras no município. Entre elas, no dia 30, a revitalização do Centro de Convenções, a última das 12 expressivas obras nas áreas de educação, saúde, saneamento, infraestrutura, mobilidade, esportes e lazer entregues naquele mês à população são-pedrense. Somente nelas, mais de R$ 65 milhões em investimentos, em parte com recursos próprios.

Minutos antes do início do evento, enquanto conversava com alguns convidados sobre a grande evolução que São Pedro tinha experimentado na administração Helinho Zanatta, chegou até mim a Clarissa Quiararia, secretária de Turismo. Ela coordenava a solenidade e perguntou se eu homenagearia o Prefeito, em tom de despedidas e agradecimento, em nome dos servidores municipais.

De pronto, e intuitivamente, aceitei. Afinal, após trabalhar ao lado do Helinho nos últimos quatro anos como Secretário de Governo, eu teria muito que dizer. Além do que, falar em público, mesmo de improviso, nunca tenha causado qualquer temor a mim, habituado que estava, em razão das minhas atividades profissionais. Embora, eu sempre preferisse me preparar com o devido tempo e redigir meus próprios discursos, por mais singelos que fossem.

De imediato, comecei a formular na minha cabeça a linha do discurso. E, como raramente acontecia comigo em idênticas situações, confesso, me preocupei com o momento de subir ao palco. A solenidade, relativamente simples – marca registrada dos eventos da era Helinho –, rapidamente transcorria, contrariamente à velocidade da minha mente para resumir, cirurgicamente, um volume enorme de informações sobre o Prefeito num curto espaço de tempo. Confesso, cheguei a pensar por um instante se deveria ter aceitado o convite. Mas, claro que sim! Estava honrado por isso e, de imediato, dissipei esse infeliz pensamento.  

Anunciam o meu nome. Cumprimentei os componentes da mesa e a plateia. Com sinceridade, fui direto ao ponto: externei publicamente a dificuldade de resumir em poucas palavras atributos da personalidade e da vida pública de Helinho Zanatta. Com essa atitude, fez-se a luz e tudo ficou mais fácil daí em diante.

Em síntese, concentrei-me em dizer que, em mais de 35 anos de vida profissional, trabalhando com reconhecidos líderes, duas pessoas me deixaram marcas positivas pelo exemplo de profissionalismo e dedicação às suas causas. Na iniciativa privada, Claudio Vaz (presidente do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Autopeças e depois do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e na área pública, Hélio Zanatta. Ambos pela inteligência e inconteste liderança. Helinho, ainda, pela simplicidade no trabalho diário, perspicácia ao antever cenários mais complexos e rapidez na tomada de decisão ante os contínuos desafios impostos à gestão municipal.

Na sequência, enumerei uma série de atributos positivos amplamente conhecidos e reconhecidos do Ex-Prefeito, teci elogios ao seu bem-sucedido modelo de gestão e agradeci pela oportunidade e pelo aprendizado nos quatro anos que lá fiquei. Foi, relativamente, um curto período de tempo, mas intenso e suficiente a mim, que passei dezenas de anos trabalhando na iniciativa privada, para despertar o meu entusiasmo pela causa de servir à população. E tudo isso devo ao Helinho, pelo seu eficaz modo de conduzir as atividades inerentes ao cargo e na atenção dedicada ao bem-estar coletivo.

Seguramente, os meus colegas servidores municipais de então endossaram as minhas palavras. Afinal, Helinho sempre foi admirado e respeitado pelos nossos servidores e por expressiva maioria dos cidadãos são-pedrenses. Um líder na verdadeira acepção do termo.

Uma liderança destacada pela postura sempre amigável e simpática no trato das pessoas sem perder a firmeza e a autoridade que a posição exige. Em âmbito interno, envolveu-se e comprometeu-se com aquilo que deveria ser feito, determinou objetivos de curto, médio e longo prazos, distribuiu tarefas, orientou no que fosse necessário, motivou e deu “feedbacks” valiosos para os membros da equipe. Mais que isso, ressaltou em nosso dia-a-dia a importância do trabalho efetivo no presente sem perder a visão de futuro.

E uma característica marcante de sua personalidade, não posso aqui olvidar: primeiramente, sempre soube ouvir as pessoas em seus pleitos, para então de imediato ponderar e ser ouvido. Também nesse particular, sempre ganhou a admiração e o respeito das pessoas, servidores, munícipes e autoridades de diversos matizes que se reuniam com ele.

Diria até que Helinho Zanatta superou a liderança tradicional, mais conhecida por nós, para atingir a chamada liderança carismática, um traço mais avançado da liderança, em que os líderes dão conta das atividades inerentes ao cargo ou função e o fazem sem que seu poder se confunda com autoritarismo ou arrogância, valendo-se mais pela força dos exemplos do que pela força das palavras.

Ainda, alinhado a outro atributo da liderança carismática, Helinho mostrou sua maestria: a contínua presença da empatia – que não é somente se colocar no lugar do outro, como diz o senso comum –, mas entender, de fato, as suas dificuldades, as suas expectativas e avaliar e acatar – se procedentes – sugestões para a resolução de um problema. Assim, como resultado, obtém-se harmonia e cooperação, levando à priorização das questões de interesse coletivo, principal objetivo de um gestor público.

Helinho sempre foi movido pela prática da confiança recíproca. Com seu perfil mais humilde e humano, transmitiu-nos sempre a segurança necessária para que cada um, de “per se”, entendesse que ele faria o melhor para o bem de todos. Pronto. Estava criada a via de dupla mão, com a descoberta pelo líder de que ele também poderia contar com a responsabilidade e o empenho de cada um de nós a bem do sucesso da administração, consequentemente, em benefício da população.

Voltando às minhas palavras de despedida, desejei ao Ex-Prefeito Helinho Zanatta muito sucesso em sua continuada missão de servir às pessoas, com garra e determinação. E finalizei: “Muito obrigado por tudo. Que os seus sonhos na vida pública se transformem em realidade. Feliz o município que puder contar com a sua liderança”, e meio que profetizei: “Embora acredite que, depois das bem-sucedidas experiências em Charqueada e São Pedro, você mereça alçar voos mais altos”.

Pedro Aguiar, profissional de relações públicas, marketing e jornalista, foi secretário de Governo da Prefeitura de São Pedro – 2017/2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.