Opinião: Vanderlei Zampieri volta à Câmara de Águas. O que muda?

0
Vanderlei Zampieri exercerá o seu sétimo mandato na Câmara de Águas; (Foto: arquivo pessoal/Facebook)
Vanderlei Zampieri exercerá o seu sétimo mandato na Câmara de Águas; (Foto: arquivo pessoal/Facebook)

Com a saída do então vereador Valdir Gibim para a Pasta de Segurança Pública e Meio Ambiente de Águas de São Pedro, um velho nome da política retorna à Casa de Leis. Vanderlei Zampieri, com seis mandatos de vereador no currículo, deve causar um impacto imediato no cenário político da estância. Zampieri nunca escondeu a vontade de ter mais um mandato, e por isso concorreu nas últimas eleições municipais. Setenta votos e nada feito.

Agora, retorna ao Legislativo local como suplente e agrega uma experiência inegável. Sua posição política, no entanto, ainda é desconhecida. Na última eleição municipal, apoiou o grupo liderado pelo ex-prefeito e hoje vereador Marcelo Pato, assim como fez o agora secretário Valdir Gibim – que no decorrer dos meses, também pulou para o arcabouço do atual prefeito. Zampieri chegou a ser cotado para vice do então candidato Marcelo Pato à prefeitura, mas não obteve apoio dentro do próprio grupo. Mais tarde, Pato lançaria sua esposa ao pleito.

Mas porquê ceder uma vaga na Câmara a um político do calibre de Vanderlei Zampieri? Paulo Barboza não teria outras opções para suprir a demanda da secretaria e evitar a saída de Gibim da Câmara?

A verdade é que Vanderlei terá uma missão que somente ele pode desempenhar no momento. É sabido que o prefeito Paulo Barboza anda capengando neste início de mandato e, nos bastidores, correm boatos de que o chefe do Executivo só consegue governar porque está amparado por seu ‘pelotão de frente’.

Ao ceder a vaga para Zampieri, a mensagem é clara: aumentar o tom do embate nas sessões camarárias e usar o poder de persuasão que sempre lhe foi pertinente. Na prática, um reforço ao para-choque do Executivo. Há boatos, entre os próprios vereadores, de que Zampieri pode endossar a liderança do governo Paulo Barboza na Câmara.

Outro nome cogitado para liderar o governo na Câmara é o de Anderson Cardoso. Vereador de primeiro mandato, mas com potencial de liderança. A única diferença é a experiência e a facilidade com que Zampieri tem para lidar com situações importantes, com bagagem suficiente para transitar permanentemente entre situação e oposição.

Tudo isso se justifica pelo desempenho da atual líder do governo na Câmara, Maria de Fátima Scaranelo, a Meri. Aquém das expectativas do Executivo e frequentemente bombardeada pela opinião pública, também assumiu vaga de suplente com a ida de João Victor para a Saúde. Zampieri vai mais longe. Tem voz ativa para discutir com os demais. Se debruça diante da bagagem política que adquiriu em décadas.

Opinar sobre a posição política de Zampieri pode até ser fácil dado as devidas condições e proporções da vaga que assume. Imaginar que Paulo Barboza colocaria Gibim em uma secretaria para perder apoio na Câmara é, no mínimo, inocência. Mas, levar em conta a experiência política e a capacidade de articulação de Vanderlei Zampieri torna o cenário ainda mais obscuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.