Águas: vereadora quer tornar pública lista de espera para consultas

1
Edilene Alarcon afirma que proposta dá mais 'transparência' ao processo;
Edilene Alarcon afirma que proposta dá mais 'transparência' ao processo;

A lista de pacientes que aguardam por atendimento especializado em Águas de São Pedro poderá se tornar pública. É o que prevê um Projeto de Lei (PL 38/17) de autoria da vereadora Edilene Alarcon (DEM) e que deverá entrar na pauta de votação já na próxima sessão do Legislativo.

O objetivo, segundo a parlamentar, é dar mais transparência ao processo. “Também queremos evitar que determinado paciente passe na frente daquele que aguarda há mais tempo”, disse Edilene.

A vereadora também demonstrou preocupação com a privacidade dos pacientes. O texto do projeto diz que o município deverá informar a população sobre a lista por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou até mesmo disponibilizando dados na página da prefeitura na internet.

UBS poderá ter que disponibilizar lista com ordem de atendimento;
UBS poderá ter que disponibilizar lista com ordem de atendimento;

“O paciente pode ser identificado pelo número do Cartão Nacional de Saúde [CNS] que fica registrado no seu prontuário eletrônico e manter a privacidade se preferir”, completou a vereadora.

A medida, uma vez aprovada, também valerá para pacientes que estão em lista de espera para intervenção cirúrgica, consultas com especialistas ou exames simples.

O texto também explica que a inscrição em lista de espera não confere ao paciente ou à família o direito à indenização caso a consulta, exame ou cirurgia não se realizem por necessidade de alteração justificada da ordem.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom acontece que não só adianta a lista de espera se por exemplo na grande demanda que tem de oftalmologista e dentista ambos só atendem uma vez por semana, são os mais procurados e atendem o básico. Exemplo: criança não alfabetizada e especial não tem como ter o suporte, primeiro pq não tem equipamentos adequados, segundo que se precisa ter que dilatar a pupilas por exemplo o medico encaminha ao seu consultório em Piracicaba, o mesmo na questão da dentista se precisar fazer coroa ou um tratamento mais prolongado tem q ser particular e que não tem dinheiro, como fica?.
    Tenho um exame de colonoscopia e não tem previsão de marcação e ainda me incentivam ir a rio claro ir busca desses exames.
    Isso pq a população é pequena! Visitem lá e vejam equipamentos antigos sucateados, a fonoaudióloga não tem sala específica com objetos de seu trabalho para desenvolver com seus pacientes entre outros casos. Tudo muito maquiado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.