São Pedro é a 2ª melhor cidade do estado em gestão fiscal

0
Para o prefeito Helinho Zanatta, números retratam eficiência e comprometimento com os recursos públicos;
Para o prefeito Helinho Zanatta, números retratam eficiência e comprometimento com os recursos públicos;

Dos 645 municípios paulistas, São Pedro figura como a segunda melhor cidade do estado em gestão fiscal. No país, a estância é a quarta melhor colocada. Os dados são da nova edição do Índice Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) divulgado nesta quinta-feira (10).

O ranking elaborado pela Firjan tem como base dados oficiais declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). No estado de São Paulo, São Pedro fica atrás apenas de Gavião Peixoto, que obteve nota média de 0,90. São Pedro, por sua vez, foi avaliada com 0,85. O índice varia de zero a um.

O estudo analisa os investimentos realizados pelas prefeituras de acordo com as receitas próprias, o gasto com pessoal, a liquidez e o custo da dívida municipal. Em dois quesitos – investimento e liquidez – a cidade obteve nota máxima. Este é o terceiro ano que São Pedro registra média de excelência no Índice Firjan.

Para o prefeito Helinho Zanatta (PSD) os números retratam uma política de austeridade e o comprometimento com os recursos públicos que chegam aos cofres da prefeitura.

“Há anos temos tido o cuidado de cortar gastos, enxugar a máquina pública. E mais do que isso, nosso dever é gerir de forma transparente e clara todos investimentos que chegam até São Pedro. Uma gestão eficiente e ética só pode resultar em uma melhor qualidade de vida ao cidadão são-pedrense”, afirmou o chefe do Executivo.

Índice Firjan colocou São Pedro no topo da tabela no quesito gestão fiscal;
Índice Firjan colocou São Pedro no topo da tabela no quesito gestão fiscal;

Independência financeira

Um importante dado do estudo realizado pela Firjan se refere aos indicadores de receita própria, que mede a dependência dos municípios com relação às transferências dos estados e da União, o gasto com pessoal e o custo da dívida – que corresponde às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais.

Em relação à receita própria, 81,7% das cidades avaliadas ficaram com conceito D (gestão crítica), apontando que 3.714 municípios sequer geraram 20% de suas receitas no ano passado. Neste quesito, São Pedro obteve nota B.

Nos últimos 3 anos, São Pedro manteve média alta

A pesquisa Firjan também mostrou que São Pedro manteve uma média de excelência nos últimos três anos. O quadro comparativo de 2006 a 2016 mostra que os números tiveram melhora significativa em 2014, 2015 e 2016.

Em 2007, por exemplo, a estância obteve praticamente a metade da pontuação que detém hoje, ainda que os métodos de avaliação fossem os mesmos.

“Este quadro evolutivo é ótimo para termos uma noção dos avanços que estão acontecendo na cidade. Nossa meta não é só manter, mas sim melhorar. Sabemos que ainda há muito o que se fazer, e temos condições para isso”, completou Zanatta.

Quadro de evolução anual dos índices da cidade de São Pedro;
Quadro de evolução anual dos índices da cidade de São Pedro;

Cinco cidades de SP estão entre as 10 melhores

O ranking apontou Gavião Peixoto como a melhor do país em gestão fiscal, seguida por São Gonçalo do Amarante (CE), Bombinhas (SC), São Pedro (SP), Balneário Camboriú (SC), Niterói (RJ), Cláudia (MT), Indaiatuba (SP), São Sebastião (SP) e Ilhabela (SP).

O objetivo do estudo, feito ano a ano, é avaliar como os tributos pagos pela sociedade são administrados. Atualmente, as prefeituras são responsáveis por administrar um quarto da carga tributária brasileira (R$ 461 bilhões), montante que supera o orçamento público da Argentina e do Uruguai juntos.

Links para consulta:

http://www.firjan.com.br/ifgf/destaques/

http://www.firjan.com.br/ifgf/consulta-ao-indice/consulta-ao-indice-grafico.htm?UF=SP&IdCidade=355040&Indicador=1&Ano=2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.