Usuários reclamam das condições da praça São Benedito

0
Prefeitura alega que não pode fazer reforma no local, pois espaço pertence à Cúria Diocesana de Piracicaba;
Prefeitura alega que não pode fazer reforma no local, pois espaço pertence à Cúria Diocesana de Piracicaba;

Por Daniella Oliveira

Usuários e comerciantes que frequentam a praça São Benedito, em São Pedro, estão indignados com as condições do local. Além dos bancos quebrados e sujeira ao redor da igreja, alguns relatam a constante presença de moradores de rua que tomam conta dos sanitários. A Prefeitura de São Pedro informou que, como o espaço pertence à Cúria Diocesana de Piracicaba, não é possível utilizar recursos públicos para possível reforma.

A dona de casa Benedita dos Santos, avó de três crianças, disse que o local deixou de ser apropriado para os pequenos brincarem. “Praticamente criei meus filhos brincando nessa praça. Agora, além desses bancos quebrados e sujeira, alguns homens ficam bebendo, brigando entre eles e até usam os banheiros para tomar banho. Como vou deixar meus netos num lugar assim?”, questionou a moradora.

Um comerciante, que preferiu não ter o nome divulgado, também lamentou a situação da praça. “Não estou há tanto tempo por aqui, mas é visível a situação de abandono e da falta de manutenção. Alguns lugares os bancos estão quebrados e outro nem banco tem mais”, declarou, ao pedir providências. “Acredito que, por ser um espaço público, a prefeitura deveria fazer alguma coisa”.

Bancos de concreto destruídos na praça São Benedito; (Foto: Daniella Oliveira)

De acordo com o secretário de Obras, Caio Piedade, o assunto já foi discutido há algum tempo com o responsável pela Paróquia São Pedro. “Infelizmente a área pertence à Cúria e o município não pode utilizar recursos para reformar. Já havíamos conversado com o padre anterior para interceder junto com a Cúria para que fosse emitida uma concessão de uso para que pudéssemos realizar a benfeitoria necessária”, explicou.

A secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, também confirmou a informação dada por Piedade. “Diferente da praça Santa Cruz, Praça Matriz, a área da praça não é do município e sim da Cúria de Piracicaba. Até tínhamos cogitado de fazer uma reforma, mas descobrimos que a área não é nossa”, disse, ressaltando que, com a chegada do novo padre, o assunto poderá ser discutido novamente.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Diocese de Piracicaba informou que o departamento jurídico irá verificar a responsabilidade de manutenção da praça. “Pedimos a compreensão, pois o padre Marcelo Sales assumiu a paróquia há poucos dias e em breve tomará ciência da situação de todos os imóveis pertencentes à Paróquia São Pedro”.

Novo pároco deve analisar a situação da praça nos próximos dias; (Foto: Daniella Oliveira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.